H@ vida depois dos 60

…com pensamento, opinião e poesia em doses homeopáticas…

arquivos do mes de julho, 2012

meu coração completa um mês de parceria

Hoje faz um mês que recebi o implante de um marcapasso cardíaco para corrigir um problema de bradicardia (batimentos lentos) causados pela doença de chagas que me acomete desde a infância. Até agora estou muito satisfeito com o resultado pois não sinto mais o desconforto das palpitações. A cicatriz do local do implante é mais discreta que eu imaginava que seria. Quando caminho em subidas ainda sinto uma sensação diferente no peito, como se estivesse sob o efeito de uma suave descarga elétrica, mas isso deve ser consequência da cicatrização interna e é um desconforto mínimo. Acho que já estou em condições de dirigir de novo. Agora tenho que resolver o problema do carro porque arriou a bateria depois de todo esse tempo sem uso…

pensado por Tarciso comente

lapsos

.
muitos pensares à minha volta
muitas voltas, muitos pesares
apesar de tudo voleio meu olhar
vejo o que não está no espelho
lábios vermelhos
a lágrima pingente
e um ponteio de viola
ouço a cor do teu silêncio
sinto muita falta
sinto muito
faltei mil pontos…

pensado por Tarciso comente

pilhagem

.
das palavras cortantes
me esqueci – ou finjo…
só lembro o que perdi
pois feito ave de rapina
num súbito rasante pilhaste
algumas migalhas preservadas
naquele solo mais sagrado
pequenas centelhas de mim

(publicado originalmente em 18/02/2005)

pensado por Tarciso comente

nexo desconexo

Temos direito a alguns rompantes na vida. Pretensioso, diraõ. Talvez. O meu pensamento é feito um parafuso que roda confuso e sem fuso. Anacrônico. Sincronizo teus passos e te persigo de perto. Por certo sempre soubeste que sou e ajo assim. Não valho grande coisa para você. Também não para mim. Minha autoestima é oscilante. Tenho dias de lixo e outros de diamante. Alguém deve me podar, me cerzir, me cozinhar no banho maria. Ainda assim eu quero o teu abraço aconchegante no qual prevalece o silêncio e o calor da tua pele…

pensado por Tarciso comente

atualização sobre o marcapasso

No dia 28 de junho, uma quinta-feira, me submeti ao implante do marcapasso. O procedimento foi bem sucedido, graças a Deus e ao Dr Tavares. Pernoitei no hospital e no início da tarde de sexta-feira tive alta e pude ir embora para casa. Salvo dores incômodas mas suportáveis no braço direito, lado onde foi feito o implante, e alguma dificuldade de encontrar a posição mais confortável para dormir, tudo o mais foi se adequando perfeitamente. Depois de 15 dias desde o implante, hoje voltei ao médico para uma avaliação nos parâmetros da configuração do marcapasso. Na programação inicial não havia sido ativado o sensor para responder às exigências de aceleração do ritmo cardíaco em caso de esforço e isso, em duas ou três ocasiões, quando tive que subir a rua de casa para chegar até a avenida gerou algum desconforto e uma espécie de ardor no centro do peito. Hoje isso foi revisto e o sensor ativado para que, em circunstância de exigência maior, o ritmo acelere segundo a demanda. O dr. Tavares me informou que devo voltar para nova consulta de revisão do marcapasso dentro de 30 dias e que algumas coisas da rotina podem ser retomadas. Dirigir só depois de 40 dias da data do implante, esforços físicos intensos depois de 90 dias. Bem, deixo o registro de modo especial para que eu mesmo possa fazer memória desse momento existencial significativo em que tive a oportunidade de corrigir um problema de natureza elétrica que acometia a função dos meus batimentos cardíacos, lentificando-os cada vez mais. Com isso espero recuperar a qualidade de vida arranhada pelo desconforto das “palpitações” derivadas da bradiarritmia.
Bem, estas são as notícias principais de atualização do evento “implante de marcapasso”…

pensado por Tarciso (2) comentários