Mensagem ao Dizimista

 

Dizimista meu irmão, que bom tê-lo fiel a meu lado.
É meu o teu horizonte, comigo acertas teus passos…
A tua mão estendida, ombros largos, sorriso expresso no rosto
Olhar brilhante, pés ligeiros no caminho!
E a tua voz falando alto meu nome, mesmo no silencio das palavras…
És cristão, és outro cristo, e quanto me alegra ver que sou pra você
O Caminho, a Verdade e a Vida.
Meu coração se inebria quando te olho e percebo:
Não és dizimista por acaso, és dizimista por amor!

O caminho dizimista se faz em pequenos passos:
O passo da consciência, depois a motivação
Mais um que é o compromisso, o outro o da decisão
E agora assumiste à risca esta tua oblação
Te entregas inteiro e fiel também partilhando o pão.
Que pão perguntas humilde?!
O Pão da fome do pão, o pão que alimenta a vida
O pão da ressurreição
o pão do verbo palavra, o pão da eucaristia
o pão pra mesa que é pobre da mesa farta de pão.
Eu sou o Pão da Vida e você, fiel dizimista
Recolhe em muitos cestos, sobras da multiplicação
Que em milagres dia-a-dia, germina em forma de pão.

É importante o teu dízimo?
Talvez você nem se dê conta de quão importante ele o é.
Você pode pensar:… mas é tão pouco que entrego a Deus!
Como poderia ser importante?
Te esqueces acaso que Deus não olha a quantia
Pois enxerga o coração humano?!
E o nosso coração ou é generoso ou é mesquinho.
Teu jeito generoso, certamente alegra o coração divino
pelo compromisso, a perseverança e tua ânsia em cooperar
conforme tuas posses, na obra da evangelização.


Por favor, para me ajudar a melhorar o conteúdo do site, manifeste seu elogio, sugestão ou crítica sobre este artigo – utilizando o formulário de comentários abaixo. E, ao comentar, informe também o nome de sua paróquia, cidade e estado. Muito obrigado pela colaboração!

(Os antigos comentários do Haloscan podem ser acessados no link comentários antigos.)

  82 comentarios para “Mensagem ao Dizimista”

  1. Oi! me chamo Fabiana e participo da pastoral do dizimo da comunidade sagrada família em Nova Friburgo RJ, adorei-a mensagem e irei utiliza-lá neste domingo.

    • Prezada Fabiana
      Agradeço sua manifestação elogiosa sobre a “Mensagem ao Dizimista” publicada em meu site sobre o Dízimo Católico. Que Deus abençoe a ti e aos irmãos da comunidade Sagrada Família em Nova Friburgo/RJ.
      Fraternais saudações.
      Tarciso

  2. Olá, sou de Belém-Pa e faço parte da pastoral do dízimo da paroquia São Raimundo Nonato. Gostei muito de suas mensagens. Gostaria de saber se posso utilizá-las no nosso blog? Obrigada :)

    • Prezada Aline
      Agradeço sua manifestação elogiosa a respeito das mensagens aos dizimistas publicadas em meu site sobre o Dízimo Católico.
      O uso dos conteúdos publicados em meu site é livre, desde que seja citada a fonte de onde foram tiradas, ou seja, http://www.luiztarciso.net/dizimo
      Que Deus abençoe a ti e aos irmãos de sua comunidade em Belém do Pará.
      Fraternais saudações.
      Tarciso

  3. gostei muito da mensagens, sou do maranhão-são luis- da Igreja São pio , achei muito bonito da sua parte,por que Deus não olhar só que dá mais sim,quem da com amor e de tudo coração. bom dia, sou dizimista e amo, ajuda a quer precisar.estamos passado na missão a mensagens sobre o dizimo, por é impontante.

    • Prezada Jhulia
      Agradeço a sua manifestação elogiosa publicada em meu site sobre o Dízimo Católico. Que Deus abençoe a ti e a todos os irmãos da Igreja São Pio de São Luis/MA.
      Fraternais saudações.
      Tarciso

  4. sou coordenadora do Dízimo da comunidade Santa Luzia, Paróquia de Nossa Senhora das Candeias – BA gostaria de agradecer pela linda mensagem.

    • Prezada Sebastiana
      Fiquei contente com suas palavras de gratidão a respeito da Mensagem ao Dizimista que publiquei em meu site sobre o Dízimo Católico. Que Deus abençoe a ti e a todos os irmãos da comunidade Santa Luzia da paróquia Nossa Senhora das Candeias/BA.
      Fraternais saudações.
      Tarciso

  5. sou coordenadora da pastoral do dízimo aqui na igreja São Judas Tadeu, em Aracaju preciso muito de ideias e sugestões aqui comemoramos o aniversário dos dizimistas todo mês no primeiro domingo de cada mês fazemos um sorteio de brindes para eles. Gostei desse site,parabéns.

    • Prezada Rosange
      Agradeço sua mensagem publicada em meu site sobre o Dízimo Católico. Espero que você encontre nas diversas páginas do meu site material que te ajude em seu trabalho na Pastoral do Dízimo. Que Deus abençoe a ti e aos irmãos da comunidade São Judas Tadeu em Aracaju.
      Fraternais saudações.
      Tarciso

    • Estou Coordenando a Pastoral do Dízimo da minha cidade, Paróquia de Santo antonio, em Canudos -Bª, preciso de mensagens e subsídios para incentivar as reuniões e as missas do dízimo, não tenho experiência ainda, mas estou lutando para fazer um bom trabalho e ajudar a minha Igreja.

      • Prezada Dilma
        Agradeço sua manifestação em meu site sobre o Dízimo Católico. Espero que o conteúdo publicado possa ser subsídio útil para seu trabalho na Pastoral do Dízimo. Que Deus abençoe a ti e a todos os irmãos da comunidade paroquial Santo Antonio em Canudos/BA.
        Fraternais saudações.
        Tarciso

  6. sou coordenador da pastoral do dízimo da paroquia Sagrada Família, localizada no bairro do Cúrio-Utinga,Belém-pa, preciso de mensagem para colocar no 3º Domingo de cada mês e incentivar mais as pessoas de minha comunidade: MEU NOME É ENÉAS
    Se possível agradeço, ABRAÇÃO A VC IRMÃO DIZIMISTA

    • Prezado Eneas
      O material que tenho publicado neste site está à disposição e tem esta finalidade de servir de subsídios para as comunidades católicas de todo o Brasil e mesmo daquelas de lingua portuguesa no exterior. Mas não posso me comprometer de criar mensagens regulares para uma comunidade em particular – quando possível publico aqui no site. Conto com sua compreensão.
      Saudações fraternais.
      Tarciso

  7. Sou da comunidade Nossa Senhora da Paz, em Marabá- Pará, paroquia Sagrada Família. Em nossa paroquia incluímos no nosso calendário anual, o dia do dízimo, em todo ultimo domingo do mês, para assim mostrar como é importante o Dizimista em nossa paroquia. E o seu site só tem me ajudado, e eu agradeço !

    • Prezado Felipe
      Agradeço suas palavras elogiosas a respeito do conteúdo do meu site sobre o Dízimo Católico. Que Deus abençoe a ti e aos irmãos da comunidade N. Sª da Paz, da paróquia Sagrada Família, em Marabá/PA.
      Fraternais saudações.
      Tarciso

    • Gostei muito do site.particpo da Pastoral do Dízimo com meu esposo á 14 anos.Qur Deus continue abençoando a todos.

      • Prezada Ezonilde
        Agradeço a sua manifestação postada em meu site sobre o Dízimo Católico. Que Deus abençoe a ti, teu esposo e aos irmãos de tua comunidade.
        Saudações fraternais.
        Tarciso

  8. Mensagem maravilhosa! Quizeras que todos que tivesse acesso ao facebook, espalhassem em toda rede social,
    para que todos soubesse o quão importante é a contribuição do dizimo.
    Parabéns pela bela mensagem.

    • Prezada Aparecida
      Agradeço suas generosas palavras sobre a “mensagem ao dizimista” que se encontra publicada em meu site sobre o Dízimo Católico. Que Deus abençoe a ti e a todos os irmãos de tua comunidade cristã.
      Saudações fraternais.
      Tarciso

  9. sou da paroquia Santíssima Trindade Anápolis Goias é muito linda sua mensagem pretendo ler na minha comunidade na Santa missa do Dizimista que todo mês é celebrada para todos os Dizimista da comunidade!

    • Devacy
      Agradeço suas palavras elogiosas sobre o texto “Mensagem ao Dizimista” publicado em meu site sobre o Dízimo Católico. Que Deus abençoe a ti e aos irmãos da comunidade paroquial Santíssima Trindade de Anápolis/GO.
      Saudações fraternais.
      Tarciso

  10. eu adorei a mensagem e ela vai ser lida na minha comunidade Sao Joao Batista em mato grosso!!!

    • Prezada Sandra
      Agradeço seu comentário elogioso sobre conteúdo publicado em meu site sobre o Dízimo Católico. Que Deus abençoe a ti e a todos os irmãos da comunidade São João Batista.
      Saudações fraternais.
      Tarciso

  11. Gostei muito da sua mensagem,
    Ela vai ser lida para abertura da reunião da pastoral do dízimo na comunidade Bom pastor

    • Prezado Calixto
      Obrigado pela manifestação elogiosa sobre conteúdo do meu site sobre o Dízimo Católico.
      Que Deus abençoe a ti e a todos os irmãos da Comunidade Bom Pastor.
      Saudações fraternais.
      Tarciso

  12. Sempre aproveito as mensagens para mandar aos dizimistas da minha paróquia São Sebastião.

    • Prezada Silvana
      Agradeço pela mensagem informando a utilidade de conteúdo do meu site sobre o Dízimo Católico para a comunidade paroquial São Sebastião. Que Deus abençoe a ti e a todos os irmãos de tua comunidade.
      Fraternais saudações.
      Tarciso

  13. Estou escrevendo para este Ano da Fé e da Conferencia mundia da Juventude,no Rio de Janeiro, um trabalho sobre o dízimo e gostaria de saber se colocaria do seu Blogue ,seria possível?
    Abraços,
    Aquinel

  14. suas mensagens sobre o dízimo são lindas,estão sendo de muita valia para mim em minha comunidade,tem me ajudado muito, muito obrigado.

    • Luciana
      Obrigado por suas palavras elogiosas sobre conteúdo publicado em meu site sobre o Dízimo Católico. Que Deus abençoe a ti e a todos os irmãos de tua comunidade paroquial.
      Saudações fraternais.
      Tarciso

  15. Tarciso, sou da Pastoral do Dízimo da Comunidade de São Francisco de Assis e Santa Terezinha , de Jaguariaiva, PR e, atraves deste site, deixo meu agradecimento por esta linda mensagem aos dizimistas. Peço a Deus que continue iluminamdo-o , para que possamos usufruir de lindas mensagens, levando-as até os nossos dizimistas.
    Que deus o abençõe.
    Antonio Carlos.

    • Antonio Carlos
      Agradeço suas palavras elogiosas sobre conteúdo do meu site sobre o Dízimo Católico. Que Deus abençoe a ti e a todos os irmãos da Comunidade de São Francisco de Assis e Santa Terezinha, de Jaguariaiva/PR.
      Saudações fraternais.
      Tarciso

  16. Sou coordenadora do Dízimo preciso de frases para colocar no data-chou,não sei se está escrito certo,estas frases são colocadas no segundo domingo que é dedicado para todos os dizimista e também para aqueles que ainda não são. gostei dessas frases mas preciso de algo mais tocante pois tem pessoas que são muito dificil de se cocientizar em ser um dizimista fiel, ou ainda não entenderam o significado do Dizimo.

    • Veraluci
      Agradeço o seu comentário postado em meu site sobre o Dízimo Católico. Infelizmente, no momento, é este o material que tenho disponível para oferecer como apoio às equipes da pastoral do Dízimo que acessam conteúdos do meu site e não tenho perspectivas imediatas de acrescentar novos conteúdos. Que Deus abençoe a ti e aos irmãos de tua comunidade paroquial.
      Saudações fraternais.
      Tarciso

  17. Caríssimo Luiz Tarciso! Suas mensagens sobre o dízimo são simplesmente lindas. Não raras vezes faço uso delas nas missas dominicais em Trindade-GO. De um modo geral, todos que as ouvem, quer na Igreja, quer pelo rádio, elogiam-nas. Grande tem sido sua contribuição para conscientização de todos sobre a importância de ser dizimista. Parabéns. Abraços. Goiamy.

    • Caro Goiamy
      Agradeço suas reiteradas manifestações elogiosas sobre conteúdos do meu site sobre o Dízimo Católico. Que Deus abençoe a ti e a todos os irmãos da tua comunidade em Trindade/GO.
      Fraternais saudações.
      Tarciso

  18. ,Olá! Boa tarde! Faço parte da Pastoral do Dízimo em minha comunidade,me encantei com esta mensagem e copiei pois amanhã vou lê-la no momento da apresentação, pois td segundo domingo do mês lemos uma mensagem e fazemos sorteio de duas lembrancinhas da pastoral no final da missa. Sou da cidade de Baixo Guandu,Paroquia São Pedro Diocese de Colatina ES.Um gd abraço, Parabéns!

    • Sonia Maria
      Agradeço o comentário elogioso sobre conteúdo de meu site sobre o Dízimo Católico e também me alegro ao saber que a “mensagem ao dizimista” será útil para o seu trabalho pastoral na comunidade paroquial de São Pedro da cidade de Baixo Guandu, Diocese de Colatina/ES. Que Deus abençoe a ti e a todos os irmãos desta comunidade.
      Saudações fraternais.
      Tarciso

  19. Parabens pelo exelente site,pois ele traz informações que enriquece nossa fé católica.Sou membro da Pastoral do Dízimo na minha paróquia e vamos sempre consulta-los a respeito do dízimo para orientar melhor nossos irmãos paroquianos,muito obrigado
    que Deus abençõe a todos.
    Paulo Brito
    Paróquia N.Sra.Aparecida
    Diocese de Janaúba-MG

    • Paulo
      Agradeço o seu comentário elogioso publicado em meu site sobre o Dízimo Católico. Que Deus abençoe a ti e a todos os irmãos da Paróquia N. Sª Aparecida da Diocese de Janaúba/MG.
      Fraternais saudações.
      Tarciso

  20. Nossa muito linda a mensagem vou usá-la domingo que é o terceiro domingo dedicado ao dízimo, obrigado muito bom mesmo.
    Comunidade Nossa Senhora do Rosário Paróquia Cristo Redentor Ipatinga mg

    • Rosangela
      Agradeço pela sua mensagem elogiosa sobre conteúdo do meu site sobre o Dízimo Católico. Que Deus abençoe a ti e a todos os irmãos da comunidade N. Sª do Rosário da Paróquia Cristo Redentor em Ipatinga/MG.
      Saudações fraternais.
      Tarciso

  21. Amei, faço parte da pastoral do dízimo em minha paróquia e as mensagens me ajudaram muito, boa sorte. ALICE.

    • Alice
      Muito obrigado pelo comentário elogioso sobre conteúdo do meu site sobre o Dízimo Católico. Que Deus abençoe a ti e aos irmãos de tua comunidade.
      Saudações fraternais.
      Tarciso

  22. muito bom

  23. linda messagem, se todos entendessem o significado do dizimo para que serve o dizimo nossas comunidades, cresceriam muito mais na evangelizacao.

    • Antonio Adalberto
      Agradeço a sua mensagem elogiosa a conteúdo do meu site sobre o Dízimo Católico. Que Deus abençoe a ti e a todos os irmãos de tua comunidade.
      Saudações fraternais.
      Tarciso

  24. Linda e muito verdadeira ,estou precisando exatamente desta mensagem para reflexão na minha comunidade .
    Que o Bom DEUS te de muita sabedoria .

    • Joana
      Agradeço o seu comentário elogioso sobre conteúdo do meu site sobre o Dízimo Católico. Que Deus abençoe a ti e a todos os irmãos de tua comunidade.
      Saudações fraternais.
      Tarciso

  25. QUE EM TODAS AS PRECES DOS FIÉIS ,TENHA UMA ORAÇÃO AOS DIZIMISTAS QUE DOAM, ISSO VAI AJUDAR A VALORIZAR AQUELES QUE DOAM .

    • Antonia
      Agradeço a sua manifestação no meu site sobre o Dízimo Católico. Deixo a sua sugestão aos fieis e líderes pastorais que organizam as liturgias dominicais. Que Deus abençoe a ti e aos irmãos de tua comunidade paroquial.
      Saudações fraternais.
      Tarciso

  26. Comecei a fazer parte da equipe do dizimo da minha COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA CIDADE TIRADENTE BARRO BRANCO GUAIANASES SÃO PAULO, a pouco tempo, COODENADORA e estou buscando informação sobre esta pastoral, foi assim que encontrei esta página.
    Continue nos ajudando

    • Prezada JoanaDarque
      Agradeço a tua mensagem registrada no meu site sobre o Dízimo Católico.
      Que Deus abençoe a ti, ao teu trabalho de coordenação da pastoral do Dízimo e a todos os irmãos da comunidade N. Sª Aparecida na Cidade Tiradentes, Barro Branco, Guaianases.
      Saudações fraternais.
      Tarciso

  27. Comecei a fazer parte da equipe do dizimo da minha paroquia Santo Antonio Itupiranga Pará, a pouco tempo, e estou buscando informação sobre esta pastoral, foi assim que encontrei esta página.
    Continue nos ajudando

    • Frahn
      Agradeço a sua mensagem postada no meu site sobre o Dízimo Católico. Que Deus abençoe a ti e a todos os irmãos da comunidade paroquial Santo Antonio de Itupiranga/PA.
      Saudações fraternais.
      Tarciso

  28. Olá, parabéns pelo conteúdo de seu site. Sou secretaria em uma paróquia e uso suas belas mensagens sobre o dízimo quase toda semana para ser lidas nas missas para conscientização. Obrigada e mais uma vez parabéns!

    • Ana.
      Agradeço a sua mensagem elogiosa sobre o conteúdo do site. Que Deus abençoe a ti e aos irmãos de tua comunidade paroquial.
      Saudações fraternais.
      Tarciso

  29. Demostra o rosto do DIZIMISTA!!!!!
    paroquia Bom Jesus Brumado-BA

    • Naiane
      Agradeço sua mensagem em meu site sobre o Dízimo Católico. Que Deus abençoe a ti e aos irmãos da paróquia Bom Jesus de Brumado/BA.
      Saudações fraternais.
      Tarciso

  30. Muito linda essa mensagem ao dizimiste. Parabéns!
    Mande outras.

    • Isabel
      Obrigado por suas palavras elogiosas sobre o conteúdo do meu site sobre o Dízimo Católico. Que Deus abençoe a ti e aos irmãos de tua comunidade.
      Saudações fraternais.
      Tarciso

  31. linda mensagem vou usa-la em umas das missas que vou preparar, agora no mes de julho, a paroquia de São José de Taiaçu lhe agradece. bjs

    • Prezada Maria Aparecida
      Agradeço a sua mensagem elogiosa sobre conteúdo do meu site sobre o Dízimo Católico. Deus abençoe a ti e a todos os irmãos da comunidade paroquial São José.
      Fraternais saudações.
      Luiz Tarciso

  32. É necessário tocar no coração para depois chegar ão bolso. tem que ser mais emotivo e meigo e convincente.

    • Prezada Maria do Socorro
      Respeito a sua observação e seu ponto de vista. Mas não concordo com sua afirmação. Em meu entendimento, o Dízimo não é uma questão de bolso ou emoção. É uma questão de consciência da corresponsabilidade dos fieis em relação à obra da evangelização. Evangelizamos com nosso testemunho de vida e também evangelizamos quando cooperamos para que os ministros ordenados exerçam o seu ministério, quando providenciamos que o templo esteja em boas condições com ambiente, som, iluminação adequados. Nisto tudo o Dízimo pode ser de grandiosa valia. E a nossa adesão ao Dízimo como instrumento de evangelização não pode depender de emoções instáveis que um dia estão em alta e no dia seguinte podem estar em baixa. É a razão que justifica a fé, e são os atos concretos que mostram a coerência de nossa fé.
      “Santificai a Cristo, o Senhor, em vossos corações, estando sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la pede; fazei-o porém, com mansidão e respeito, conservando a vossa boa consciência” (1 Pe 3, 15s).
      Fraternais cumprimentos
      Luiz Tarciso

      • olá querido Luiz Tarciso. eu descordo de você! pois por mas que as emocões estejam em altas é baixas demos contar com isto, pois é atraves disto que ainda conseguimos tocar os corações… até os mais frius

        • Jaqueline
          Agradeço pelo seu comentário sobre conteúdo do meu site sobre o Dízimo Católico. Confesso que não entendi a sua discordância – ao menos em relação ao texto onde você postou o seu comentário. De toda forma, o que seria do mundo se todos concordassem com tudo, não é mesmo?! Sua discordância é bem vinda e enriquece este espaço de interação. Que Deus abençoe a ti e a todos os irmão de tua comunidade.
          Saudações fraternais.
          Tarciso

  33. Sou coordenadora da Pastoral do Dízimo na comunidade de Juarez Távora, e agradeço pelas lindas mensagens que nos oferece para melhorar as nossas celebrações.

    • Mercês
      Agradeço a mensagem de elogioso incentivo.
      Que Deus abençoe seu trabalho de coordenação da Pastoral do Dízimo na comunidade de Juarez Távora para que produza muitos bons frutos para a Igreja.
      Saudações fraternais.
      Luiz Tarciso

  34. MUITO LINDA A MENSAGEM… FAÇO PARTE DA LITURGIA DA PASTORAL DO DIZÍMO EM MINHA COMUNIDADE..CAMPO D’UNA -GAROPABA-SC
    TENHO PROCURADO PASSAR MENS ..NAS MISSAS AOS DIZÍMISTAS,POIS É ASSIM Q VIMOS AS PESSOAS SENTINDO O VALOR REAL DA PARTILHA…BJOS
    CLAUDIA.

    • Cláudia
      Obrigado pelas palavras e elogio e incentivo. Que Deus abençoe o seu trabalho pastoral e à sua comunidade.
      Saudações fraternais.

      Luiz Tarciso

  35. oi sou coordenador do dizimo da capela imaculada conceição do inter cascavel pr muito bonitas as mensagens.

    • Carlos
      Agradeço pelas suas palavras elogiosas às mensagens deste site.
      Saudações fraternais.
      Luiz Tarciso

  36. Bom dia, sou coordenadora da Pastoral do Dízimo em Frutal/MG., sempre procuro na internet mensagens novas, esta; estarei lendo no 2 º domingo (dia do dizimo), e pregando no painel, espero receber novas mensagens suas, pois todo mes coloco uma nova no painel para concientização de nossa comunidade. abraços e continue nesta evangelização e o Senhor te recompesara eternamente.

    • Naide
      Obrigado pelo comentário elogioso ao conteúdo do meu site sobre o Dízimo. Além desse material publicado no site, não prevejo para breve outras novas inclusões porque atualmente meu foco está dirigido para o mestrado, o que me toma muito do meu tempo e atenção. Mas creio que você já encontre no site variado material que pode ser utilizado. No link índice deste site você encontra a relação de todos os artigos publicados. Que Deus abençõe o seu trabalho pastoral e à sua comunidade.
      Saudações fraternais.
      Luiz Tarciso

  37. Parabens a mensagem é linda, e toca bem no coração de todos os fiéis cristãos.
    Que Deus Misericodioso derrame sobre vc todas as bençãos.
    Sou coordenadora da Pastoral do Dízimo da paróquia Imaculada Conceição em Crateús – Ce.
    Sou Iniciante e sempre procuro apoio para motivar os dizimistas.
    Se puder sempre nos mande mensagens ou outras informações.
    Ficaremos Gratos!

    • Dauria, agradeço a mensagem elogiosa. Estou procurando incluir novos conteúdos no site e dessa forma oferecer aos visitantes mais matérias que ajudem aos agentes da pastoral do dízimo na conscientização e motivação dos dizimistas e dos demais fieis que participam nas comunidades.
      Fraternais cumprimentos.
      Tarciso

  38. oi sou coordenadora da capela são marcos em caçador sc. amei a mensagem do dizimo. e rica em palavras, e as mesmas nos encentiva a nós doar ainda mais. vc sabe que precisamos a nós conprometer como irmão como doador e a evangelizar.sou ministra da sagrada comunhão, sou catequista de adulto, faço parte da liturgia e cantos pastoral, coodenadora do grupo de oração raio de luz, eu sou feliz de mais. amei, tudo muito bom. beijos

    • Oi Benedita, fico contente com suas palavras de incentivo e elogio. Espero que o conteúdo do site te ajude em sua missão de coordenadora da capela S. Marcos.
      Fraternais cumprimentos.
      Tarciso

  39. este site é maravilhoso.
    amei

Deixe uma resposta

(necessario)

(necessario)

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>