renan (177.64.159.33)
que devemos observa que a lei nao e de homens mais sim de DEUS. Conforme fala as escrituras que Jesus veio cumprir as obras do pai e nao dos homens e nem revogar a lei, se e para pagar os dizimos que seja feito com amor e nao como compromisso. Devemos honrar a Deus com nossos dizimos porque e para o senhor
18-02-2012, 22:57:10
OSMAR S. ARAUJO (177.24.185.147)
Com relação ao apelo que foi feito no início do comentário ao citar “o exemplo de Abraão” visando estimular os fiéis a contribuir com os dízimos, não o concidero justo, uma vez que o que aquele fez não é digno de ser imitado. Vejam bem, Abrão era muito rico, como sugere o texto( início do cap. 13 de Gênesis), mas o que foi que ele fez para honrar a Deus? Dar 10% ‘do que conquistou em uma guerra’! Isso não parece estranho! Por que não deu, ou melhor, não dava ( o que seria o certo, pois envolveria um hábito) o dízimo de seus lucros ou renda anual? Não é isso que a igreja requer dos fíéis ou membros na atualidade?
21-10-2011, 14:16:31
Antonio oliveira (189.82.93.214)
realmente não consigo entender por as denominações religiosas teimam em ressaltar ou até mesmo ressuscitar o dizimo que quando a palavra é bem clara com relaçao a a isso que foi criado para sustento dos levitas que não tinham herança em Israel,essa ordenaça foi somente para os filhos de Israel ed não para os povos de outras nações, como alguns querem empurrar goela abaixo dos leigos, o que a palavra recomenda para n´s hj e cada um contribua conforme propos em seu coração não tristeza e, sim com alegria e Jesus cumpriu toda a lei extinguindo de uma vez por todas com a ordenança mosaica.
16-10-2011, 15:22:30
Antonio oliveira (189.82.93.214)
o sistema humano,o modo de pensar do homem o u mesmo dos egresisasticos mudam,mas a palavra de Deus não se adapta ao homem e ao tempo nem aos interesses de tais partes,como sabemos a finalidade real dos dizimos era sustentar os da casa de levi,os pobre e as viúva e os estrangeiros,porém no tempo da graça não há mais necessikdade disso,pois não estamos mais debaixo do julgo da lei, que Jesus os abenç~~oes.
16-10-2011, 15:12:37
psrodrigues@oi.com.br (187.126.127.139)
Se possivel me enformar o que os sacerdotes recebem a titulo de Congruas, há algum tipo de retençaõ
Paulo Rodrigues
psrodrigues@oi.com.br
16-07-2011, 15:11:11
Sabrina Santos (187.106.104.56)
Adorei a matéria de voces sobre o dízimo
Gostei tanto que gostaria de usar uns trechos na minha tese de mestrado tema: O surgimento das religiões, crença e o dinheiro” também irei publicar um livro
Por favor
Aguardo a respsota de voces
14-06-2011, 19:42:42
Convidado (201.51.248.230)
PORQUE USAM A PALAVRA (DIZIMO PARA COBRA UMA PORCENTAGE EM DINHEIRO?
MEUS IRMÃOS VOMOS ENTENDER UMA COISA ,OQUE SIGINIFICA A PALAVRA DIZIMO.
A PLAVRA DIZIMO EA MESMA COISA QUE UMA PORCENTAGEM OU MELHOR 10%.SÓ QUE O DIZIMO E A MESMA OFERTA ALÇADA ,A DIFERENÇA É QUE EZISTIA UMA PORCENTAGEM DE 10% QUE SIGNIFICA A PALAVRA DIZIMO E DIZIMO QUE SIGNIFICA 10%.
10-06-2011, 16:52:45
Convidado (201.51.248.230)
NENUM LIDERRELIGIOSO QUE RECEBER A OFERTA ALÇADA SEM OS 10% QUE NA VERDADE TUDO VINHA DA OFERTA DO POVO
AI ESTA A BRIGA PARA ESTA RECADAÇÃO. PORQUE E DEIS POR CENTO SOBRE TUDO QUE VOCE TIVER.
MAIS NIGEM E OBRIGADO ,PORQUE FOI UM ESTATUTO PARA OS LEVITAS E SACERDOTES FOI DADO POR DEUS PARA ARÃO NO CINAI
ESTA NA PALAVRA DE DEUS EM NmCp18 Vs 8 DISSE MAIS O SENHOR A ARÃO:EIS QUE EU TENHO DADO AS
MINHAS OFERTAS ALÇADAS,COM TODAS AS COISAS SANTIFICADAS DOS FILHOS DE ISRAEL:A TI AS
TENHO DADO COMO PÓRÇAO ,E A TEUS FILHOS COMO DIREITO PERPÉTO
10-06-2011, 16:52:03
Vicente A. oliv. (177.17.145.7)
Mt. 23,23: “Ai de vós,.. Pagais o dízimo da hortelã, do endro e do caminho e desprezais os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia, a fidelidade. Eis que deveis praticar isto, sem contudo esquecer aquilo”. Leia também Mt 5,17-18
11-04-2011, 17:56:45
Vicente A. oliv. (177.17.145.7)
Sou dizimista e também faço parte da evangelização sobre o assunto dízimo e me baseio muito em Mt 23,23 e tambem em Mt 5,20. Adoro muito trabalhar nesta pastoral, por isso fico feliz em conhecer um pouco mais de história sobre dízimo. Muito obrigado
11-04-2011, 17:30:46
Mauro (201.79.238.160)
Gostaria que comentasse sobre deuteronomio 14,22-29. Dízimo nunca foi dinheiro era alimento. Não era arrecadado para construir igrejas nem pagar despesas da igreja. Porque hoje falam tanto em usar dizimo para isso?
20-02-2011, 22:56:20
Aprovado por
Convidado
osmildo (189.71.35.218)
eu gostei muito do conteudo muito bom….
24-10-2010, 03:25:07
Maria Gorette (201.42.70.172)
Antes de se pensar em velho ou novo testamento e até mesmo na história do Dízimo, a igreja precisa ser mantida, esta manutenção não vem do vaticano ou da mitra. Então, nada mais justo que nós fiéis auxiliarmos nesta manutenção, contribuindo para o pagamento dos gastos. Não se pode generalizar, achar que todas as igrejas (padres ou pastores) são iguais e nos omitirmos. Assim como existe uma parcela da sociedade que é carente e necessita de auxilio, existem, também, muitas igrejas carentes necessitando de ajuda e a melhor maneira possível é contribuindo com o dízimo de forma clara e consciente. O dízimo é utilizado para a manutenção da igreja, de onde vem o dinheiro para pagar a conta de água, luz, impostos, se não do dízimo, os padres adoecem, envelhecem, quem paga o plano de saúde deles? Pra essas coisas é que serve o dízimo.
08-10-2010, 17:46:26
Geoblainne Merklein (189.115.216.209)
Maria Gorete primeiramente a Igreja e Livre de Impostos,segundo Quem tem que pagar o plano de saúde deles são eles mesmos e se não tiverem condições quem banca isso eo SUS,porque eles teriam previlegios em outras pessoas em pagar o plano de saúde deles se quando a jente precisa de um plano de saúde nenhuma igreja irá pagar para nós!
O dizimo serve somente para ajudar os mais necessitados sendo abolido msmo pelo Senhor Jesus Cristo pois o dizimo foi uma forma de condenar os farizeus!
14-08-2011, 11:32:45
Aprovado por
Convidado
PONTES (189.13.174.14)
MUTO SIGNIFICATIVO O SEU TEXTO, MAIS EU Ñ CONCORDO DA FORMA COMO ALGUMAS IGREJAS ESTÃO RECOLHENDO, E DESTINANDO OS VALORES, IGREJAS COMERCIAIS.
27-09-2010, 14:21:04
Antonio de Araujo Gomes (201.2.31.202)
Desprovido do sentimento filósofico, penso que a manutenção desse instituto seja necessário para a munutenção dessa obra social muito importante para a se restabelecer a paz e harmonia nas mais variadas classes sociais. Para o cutivo do sentimento da FÉ. Porém, o que deve ser evitado é o exagero que se tem assistido com bastante frequência na mídia nacional.Os maus gestores devem ser banidos dessa responsabilidade da boa aplicação desse recurso.
14-09-2010, 10:23:25
francisco pimenta barros (187.19.240.100)
se todos os cirstãos pudesse parar e analisar a diferença do velho testamento para o novo testamento ninguem pagaria dizimos, pois no tempo da lei todos eram obligados apagar dizimos e quando jesus veio a lei foi cumprida e vivemos o tempo da graça. deixamos de guardar o sabado, deixamos de queimar incenso e oferecer holocausto, tudo do tempo da lei. devemos ajudar na propagação do evangelho, ajudando da melhor forma possivel, mas pagar dizimo é um pecado igual a pegar um carneiro e oferecer em holocausto.
as pessoa as vezes falam da a deus o que de deus e a césar o que e de césar. muito bem, agora observe naquele momento que jesus falou esta frase ele estava em cima do muro se disse que era certo pagar imposto a césar a mutidão o apredejaria, pois o povo vivia em estrema miseria e os impostos eram muito alto, se jesus falasse que era errado pagar imposto a cesar o mesmo poderia matar-lhe naquele momento e não era o seu momento. o que jesus fez agradou os dois lado da a cesar o que e de cesar e a deus o que e de deus
27-07-2010, 22:09:41
Vicente A. oliv. (177.17.145.7)
Desculpe mas Jesus disse que não aceita o morno, ou é quente ou frio o morno ele vomita; por tanto ele jamais se omitiria a uma verdade, e todos nós damos a Cesar o que é de Cesar, porque não dar a Deus o que é de Deus, se foi ele que fez tudo, então tudo é dele, nós só administramos .
11-04-2011, 18:05:34
carlos alberto de souza (189.31.251.194)
GOSTEI MUITO DA HISTORIA SOBRE O DIZIMO POIS O QUE EU SEI SOBRE O DIZIMO EU O LI NA BIBLIA MAS FALA SOMENTE DOS TEMPOS ANTIGOS, ESTA HISTORIA CONTA UM POUCO MAIS DOS TEMPOS ATUAIS
FAÇO PARTE DA PASTORAL DO DIZIMO DE MINHA COMUNIDADE E CONFESSO QUE ATE HOJE O DIZIMO AINDA PERMANECE DESCONHECIDO DE MUITOS CRISTÃOS. MINHA PAROQUIA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE FOZ DO IGUAÇU PARANÁ.
24-04-2010, 15:09:35
helio (187.15.59.153)
queria saber qual foi a bibliografia consultada
16-04-2010, 16:37:59
Aprovado por
Convidado
valdeir (187.27.253.215)
participo da paroquia santo antonio maria calret e frei galvao em RP. la o dízimo é muito imporante pois a comunidade o aceita muito bem mas poderia ser melhor, falta um pouco de conciencia de muitos fieis, mas esperamos que em 2010 seja ainda melhor do que este ano passado. pois esperamos novos projetos e ideais novas, mas mesmo que nao tenhamos muitos dizimistas novos, mas um pouco mais de consciencia.
24-12-2009, 21:18:39
fERNANDO H. HIRATA (201.27.211.217)
Gostei muito da matéria acima,principalmente porque relata a história do dizimo desde a era patrística. Houve tempos em que a Igreja católica tinha receio e vergonha de revelar erros cometidos no passado em em diversas áreas assim como aconteceu no uso indevido do dízimo arrecadado. Felizmente, hoja a Igreja reconhece os erros que seus filhos cometeram no passado, e, através do seu representante maior, o Papa, em diversas ocasiões e por diferentes erros cometidos no passado, manifestou o pedido de perdão.
15-12-2009, 13:16:39
tadeu celeste beal (189.75.183.21)
participo da paroquia são roque domunicipio de sta. lucia minha pastoral e a do dizimo achei muito esclarecido este conteudo voltarei a consulta-lo pois me deixou muito mais claro em diversos pontos obrigado.shalon
31-10-2009, 09:34:01
Valdeci J. Dal’Pizzol (201.33.227.158)
Eu gostei muito de ler e ter mais informação. boa idéia divulgar, mas acho que da de acrescentar em que parte da biblia se fala da devolução do dizimo e suas experiências que devemos fazer EX. em Malaquias cap. 3 verciculos 10 em diante. Um grande abraço. Que Deus os de sabedoria e dissernimento.
20-09-2009, 15:01:33
RAIMUNDO JUNIOR (187.40.165.159)
muito bom todas as informacoes prestadas
15-09-2009, 06:23:38
vicente a. de oliveira (189.27.82.95)
Achei fantástico esse site, pois encontrei esclarecimento que sempre busquei.
Acho muito interessante também acrescentar no final algumas citações bíblicas, especialmente do novo testamento tais como: Mt 23,23 e outras, para tirar dúvidas
11-08-2009, 16:37:22
Juliéte Carvalho (189.119.77.84)
Faço parte da Pastoral do Dízimo na minha paróquia e me questionaram sobre assuntos que encontrei neste relato. Agradeço e indicarei para outros, inclusive para quem me questionou. Voltarei a visitá-lo.
01-07-2009, 13:10:11
Simone (189.54.216.40)
Gostei muito de seu texto, Sugiro que acrescente o concilio de latrão 1123 e 1139, onde o papado oficializou a cobrança do dízimo e a entrega somente a Igreja Catolica, e que antes deste periodo os pais da Igreja do primeiro século pós ressurreição, não tinham o hábito cobrar dizimos e sim a oferta espontanea dos irmãos.
26-05-2009, 15:42:23
marcos (187.26.25.119)
gostaria que enviasem comentarios a respeito do dízimo.
24-01-2009, 11:42:58
Cezar (201.13.158.215)
Muito bom. Dá para os interessados ficarem por dentro do que vem a ser e o porque do dízimo. É o bastante para que as pessoas definam o que querem a cerca do dízimo.
11-01-2009, 06:29:34
ananias pinheiro da silva (189.10.79.213)
Eu concordo com o dízimo, porém, os pastores deveriam orientar mais os fiéis da verdadeira finalidade, porque tem pessoas tão fanaticas que dão tudo que têm e chegam a passar fome.
25-10-2008, 23:44:24
Antonio Vergilio Vicente (189.11.149.36)
Tenho um livro escrito no site www.odizimoeagraca.com, com baixa gratuíta. Ele esclarece tudo sobre o dízomo.
29-08-2008, 15:54:17
JOSÉ CASSIANO DE MELO SOBRINHO (189.82.249.98)
Faço parte da pastoral do dízimo da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, no Planalto Uruguai em teresina-PI. Gostaria de receber informações(históricas e religiosas) sobre o dízimo, pois fui convidado para palestras a respeito, portanto, preciso de subsídio para falar com mais confcção.
17-07-2008, 00:56:52
agnaldo do rigo (189.23.158.3)
Entendi que dizimo é porta de entrada p/ o reino docél assim como o batismo é porta de entrada para os sagramentos . sabemos que converter o coraçaõ naõ é divicio divicio é converter [BOLÇO] A nossa devoluluçaõ chega a onde o nosso corpo naõ pode chgar que saõ os irmaõs nesecitados dese nosso país . fique c/Deus amigos.
13-07-2008, 10:05:37
Thayana (201.29.70.251)
eu acho que ficou um pouco a desejar mais da pra saber bastabde coisa sobre isso
13-02-2008, 12:24:40