A circunstância que é eventual não pode prevalecer sobre o enredo geral da história. A vida engloba todas as circunstâncias, todos os momentos, todos os fracassos, todos os sucessos. Tudo. Há momentos em que nos sentimos profundamente desanimados. De nós mesmos, das pessoas à nossa volta, do nosso trabalho, do nosso lazer, do nosso futuro… Mas temos a capacidade de escolher os nossos pensamentos e estes são determinantes para constituir os adjetivos da nossa personalidade e estabelecer o nosso estado de humor e ânimo com que fazemos as nossas escolhas substantivas na existência. Há pessoas amargas e pessimistas. Há pessoas entusiasmadas e otimistas. Os amargos sorriem ocasionalmente, os otimistas choram de vez em quando. Mas não se pode medir uns e outros pelo que tem de circunstancial, seja um sorriso ou uma lágrima… Depois de uma longa experiência pessimista na juventude e início da vida adulta, agora, na maturidade prefiro sorrir e crer – e o faço na maior parte do tempo. Escolhi pensar com otimismo e enxergar a vida com lentes ensolaradas e em cores vivas… Nem todo mundo compreende ou aceita essas escolhas. Respeito críticos e críticas, – mas não me abalo e os deixo para lá em seus enfoques biliares. Quanto a mim, até onde puder, pretendo perseverar neste otimismo que só me tem feito bem! Se na vida nem tudo são rosas e as quedas são inevitáveis – mesmo para os otimistas – estes não costumam ficar caídos se lamentando. Levantam, sacodem a poeira e dão a volta por cima – como sugere poeticamente Paulo Vanzolini, no samba imortalizado pelo saudoso Noite Ilustrada.
-
Meta
memória
- janeiro 2014
- novembro 2013
- março 2013
- janeiro 2013
- dezembro 2012
- novembro 2012
- outubro 2012
- setembro 2012
- agosto 2012
- julho 2012
- junho 2012
- abril 2012
- fevereiro 2012
- dezembro 2011
- novembro 2011
- outubro 2011
- agosto 2011
- junho 2011
- maio 2011
- abril 2011
- março 2011
- fevereiro 2011
- janeiro 2011
- dezembro 2010
- novembro 2010
- outubro 2010
- setembro 2010
- agosto 2010
- julho 2010
- junho 2010
- maio 2010
- fevereiro 2010
- janeiro 2010
- dezembro 2009
- outubro 2009
- setembro 2009
- agosto 2009
- julho 2009
- junho 2009
- maio 2009
- abril 2009
- março 2009
- fevereiro 2009
- janeiro 2009
- dezembro 2008
- novembro 2008
- outubro 2008
- setembro 2008
- agosto 2008
- julho 2008
- junho 2008
- maio 2008
- abril 2008
- março 2008
- fevereiro 2008
- janeiro 2008
- dezembro 2007
- novembro 2007
- outubro 2007
- setembro 2007
- agosto 2007
- julho 2007
- junho 2007
- maio 2007
- abril 2007
- março 2007
- fevereiro 2007
- janeiro 2007
- dezembro 2006
- novembro 2006
- outubro 2006
- setembro 2006
- agosto 2006
- julho 2006
- junho 2006
- maio 2006
- abril 2006
- março 2006
- fevereiro 2006
- janeiro 2006
- dezembro 2005
- novembro 2005
- outubro 2005
- setembro 2005
- agosto 2005
- julho 2005
- junho 2005
- maio 2005
- abril 2005
- março 2005
- fevereiro 2005
- janeiro 2005
© H@ vida depois dos 60 | Template de Jay Hafling.
Construído com WordPress
Comente