H@ vida depois dos 60

…com pensamento, opinião e poesia em doses homeopáticas…

CReiniano

Navegando pelo Orkut descobri uma comunidade de Ex-alunos do Colégio Cristo Rei, em Jacarezinho/PR, onde estudei nos idos de 1963 a 67. Descobri também o site daquele meu colégio de infância e início da adolescência. Um dos colegas cunhou essa expressão “CReiniano” e com ela imediatamente me identifiquei. Ter estudado no Cristo Rei é uma daquelas realidades latentes com as quais nos acostumamos e que jazem adormecidas em nosso inconsciente até que um evento as venha despertar. Nestes dias estou revisitando esta parte fundante do meu passado e resgatando e redescobrindo pessoas e situações marcantes da minha história pessoal. Confesso que a minha memória daquele tempo é um tanto difusa e não consigo aprofundar-me nos detalhes dos fatos e circunstâncias. Minha memória fotográfica é sofrível e os nomes das pessoas sempre foram para mim o calcanhar de aquiles nos meus relacionamentos. Se encontro fortuitamente uma pessoa do passado, normalmente me envergonho muito ao constatar minha amnésia em relação ao seu nome ou à circunstâncias que experimentamos na convivência pregressa.
Não me move o saudosismo mas hoje estou movido de saudades! Então vou postar uma fotografia daquela época, de qualidade prejudicada pelo tempo e capturada pela câmera do Frater Cecílio – o nosso saudoso Fratão. Para não ficar preso ao passado, posto ao lado uma foto recente. Assim, se alguém que me conheceu naquela época visitar esta página terá uma idéia do que o tempo se encarregou de realizar em minha pessoa…

foto de 1965 foto recente
pensado por Tarciso (22) Comentários   

22 comentários para “CReiniano”

  1. Helio Ramos Filho disse:

    Poxa! Passa o endereço da comunidade do Cristo Rei, estou doido para matar saudades do tem e reencontrar nossos amigos.
    Helinho de Siqueira Campos

  2. Saulo Rocha disse:

    Soh testando, jah vou mandar outro, segura ai Tarcisinho, esperei + de 40anos por esste momento

  3. Tarciso disse:

    Grande Saulo
    Testado e aprovado. Agora aguardo sua mensagem pra valer! Abração!

  4. Saulo Rocha disse:

    Ola Tarciso, que prazer poder ter este contato, tenho tentado faz tempo atraves do site do colegio.

  5. Tarciso disse:

    O prazer é recíproco e revisitar amizades da infância não é um privilégio para muitos – não na nossa idade atual.

  6. Saulo Rocha disse:

    Na verdade eu nao sei por onde começar , tenho tantos informaçoes desorganizadas deste nosso tempo que fica dificil, mas , que tal um grande abraço por este momento, nos passamos praticamente 05 anos neste colegio, adolescents, que fase de nossas vidas, se nao o melhor nao eh Tarciso

  7. Tarciso disse:

    Vc não tem facebook ainda? Por lá é melhor de se comunicar. Mas, de fato, aqueles cinco anos fizeram toda a diferença em minha vida. Aquele período foi a base para meus estudos posteriores e para a minha formação profissional – cursei administração de empresas e trabalhei mais de 30 anos nesta área.

  8. Tarciso disse:

    E retribuo o abraço, com saudades!

  9. Saulo Rocha disse:

    Onde voce mora , qual regiao de Sao Paulo, pratica algum esporte , voce tem filhos, netos, … Vou adiantar , eu tenho 06 filhos , todos jah estao casados , tenho 08 netos , o neto mais velho tem 17 anos e jah vai fazer vestibular. Eu joguei futebol ate 2005, jogando pela minha cidade, clubes , Hoje eu soh jogo tennis de campo as terças, quintas, sabados e domingos eu estou no clube batendo bola ,disputando torneios, no ano passado joguei o torneio Brasil Japao no Clube Santa Monica, neste torneio havia varias equips de Sao Paulo.

  10. Saulo Rocha disse:

    Vou contar uma historia para voce , quando meus filhos eram pequenos , todos os anos passamos nossas ferias em nossa casa de praia no litoral do Parana, eu cantava para eles uma musica que o Paulo Cesar seu irmao me ensinou, ve se voce lembra: Vou contar que aconteceu
    La naquela construçao
    O menino foi na escolar e
    Sabia da liçao
    Professora enfezou pegou ele e castigou
    Pois debaixo do porao………..

    Lembrou….eh foi seuj querido mano que nos ensinou, hoje eu canto para os meus netos, eles prestam uma atençao e pedem para repetir….

  11. Saulo Rocha disse:

    Abraços , hoje mais um dia daqueles , obrigado , ateh breve tarciso…

  12. Saulo Rocha disse:

    Ia me esquecendo seu bblog eh massa, nem li tudo ainda.

  13. Saulo Rocha disse:

    Vou passer o face book da minha esposa,

    Deucelia Pereira

  14. Tarciso disse:

    Não tinha conhecimento desta música que o meu irmão te ensinou. Creio que você já sabe que ele faleceu em 13 de outubro de 2009 – veja no link a seguir um comunicado que publiquei neste site a respeito da morte dele (http://luiztarciso.net/?p=359).

  15. Tarciso disse:

    Sou casado com a Deijanira (Deija) desde maio de 1980 e quando ficamos juntos ela já tinha um filho com 10 anos, o Daniel. Em 1981 nasceu a minha filha Mariane e em 1982 a minha mulher ficou grávida de novo mas surgiu um problema na gravidez e ela teve que ser operada, removendo o útero e não podendo, portanto, ter mais filhos. O meu filho Daniel, por sua vez, tem dois filhos – o meu neto Nicholas que vai fazer 16 anos e o neto caçula Luiz Tarciso, que tem 7.

  16. Tarciso disse:

    Quanto aos esportes – essa nunca foi a minha praia – no Cristo Rei eu só praticava esportes na aula de educação física. Me lembro que você, ao contrário, desde criança era um atleta e vivia jogando na quadra e no campão do Cristo Rei. O máximo que fiz durante algum tempo da vida foi praticar corrida e jogging, atualmente eu apenas caminho mais porque evito usar o carro – até porque o trânsito em São Paulo não recomenda sair de automóvel pelas ruas.

  17. Tarciso disse:

    Ah, porque você não entra no facebook pra gente ver fotos de família, nos comunicar via chat e recuperar o tempo perdido das nossas saudades mútuas?!

  18. Saulo Rocha disse:

    Estou em um encontro de ex amigos de minha esposa numa Pousada ( Pousada Parque das Gabirobas) pousada rural na cidade de Roncador oeste do Parana, logo que chegar a Londrina vou providlenciar o meu face , e ai nos vamos voltar no tempo , vamos criar um tunel onde poderemos viver todas as nossas proezas do passado e traze las para o nosso presente , sera uma nostalgia maravilhosa, vou mostrar para meus filhos e netos, abs ate ….

  19. Tarciso disse:

    Vou esperar sua entrada no face então… o mecanismo desta comunidade virtual ajuda bastante a recuperarmos e curtirmos com os amigos muitos acontecimentos do passado…

  20. Saulo Rocha disse:

    Tarciso o meu facebook eh Saulo Silva Rocha abs…

  21. sylvio martins de oliveira disse:

    Estudei interno nos anos 56 57 e 58. Procuro colegas que sejam da época.

  22. Tarciso disse:

    Prezado Sylvio
    Alguns poucos anos separam nossos respectivos períodos de internato no Colégio Cristo Rei. Se o amigo estiver no facebook talvez seja mais fácil encontrar ex alunos do CRei porque sei que aqui em Jacarezinho existem egressos de várias turmas anteriores às minhas. Tinha, ou talvez ainda tenha, um grupo do Whatsapp composto por ex alunos do Colégio.
    No caso do facebook o link seria https://www.facebook.com/groups/1605840476295802/?fref=ts.
    Saudações creinianas!
    Luiz Tarciso

Comente

Favor preencher seus dados e comentar abaixo.
Nome
Email
endereço de seu blog
seu comentário