H@ vida depois dos 60

…com pensamento, opinião e poesia em doses homeopáticas…

ruminando as palavras

Há muito
bem
por fazer
e
há muito
por fazer
bem…

pensado por Tarciso comente    

reflexos

não se façam perguntas
que sejam orfãs de respostas
pois crédulos não creem
incrédulos professam
nesta vida e não na outra
tudo pode mudar
e quiçá deva
hajam ou não argumentos
me apraz tirar as cascas
ainda que isso torne vulnerável
as íntimas camadas de mim
não sou ninguém pois sou alguém
e não sou nada embora seja pouco
não temo ser taxado louco
quem não o é?!
e tenho muita fé
no ser humano mais intenso
na vida que é bela
e em mim que sou reflexo
imperfeito, tênue complexo
do eterno “EU SOU” que é!…

pensado por Tarciso comente    

mar revolto

desfaz o nó da gravata
e solta os laços da mente
nem precisa sair do seu lugar
descalço quer pisar a areia
molhando os pés de espumas
que o sussurro insinuante do mar
arranhe a ambos os ouvidos
e desperte a volúpia dos sentidos
provoquem odores inquietantes
ao movimento de musas morenas
em trajes provocantes
mas seu olhar avança mar adentro
em busca dos golfinhos
cachalotes, orcas e sereias
o sangue estanca em suas veias
seus pensamentos são gemidos
desmaia ou adormece desvalido
desperta em meio a madrugada
lança o olhar perdido ao universo
ninguém por perto
grita por socorro na alvorada
tremendamente só
no mundo totalmente abandonado
então a mão amiga o sacode
e acorda de verdade
liberto dos delírios gotejados

pensado por Tarciso comente    

efeito bumerangue

as lojas de conveniência se espalham
em franquias comerciais
que as pessoas adoram
porque lhes é conveniente
passear nos shoppings
e ver a própria imagem nos espelhos
ao lado de produtos sofisticados
em consumismo barato e disparado
às vezes isto custa caro
e neste imenso disparate
pode até faltar o que comer
mas nunca créditos no celular
pessoas no meio da multidão
já nem percebem as demais
as mais próximas
as iguais
e sonham sonhos marginais
de ser o que nunca serão
projetando em fantasias irreais
os bumerangues da desilusão

pensado por Tarciso comente    

desnudando devagar

Há certos dias que nos damos conta das embalagens que nos aconchegam. Sejam as paredes da casa, as cobertas bagunçadas ou a roupa que nos recobre a pele. Dias de entorpecimento e lentidão dos pensamentos. Hoje é um destes dias para mim. Lá fora está bastante frio e eu me refugio no calor doméstico. Tento estabelecer contatos mas tudo não passa de monólogos casuais. As pessoas não estão ouvindo umas às outras. Falamos todos ao mesmo tempo e somente ouvimos a nós mesmos. Sinto que está tudo bem e ao mesmo tempo parece que nada vai bem… Algumas pessoas que importam passam por provações, privações e a impotência exerce sobre nós o seu poder. Não há muito o que fazer. Tentamos. Desistimos e ainda corremos o risco de afastá-las em nossas tentativas atabalhoadas de ajudar… Deixamo-las ainda mais sofridas e solitárias. Solidários e calados nós ficamos. Não há, definitivamente, muito por fazer… Não quero correr o risco de sentir-me culpado por estar entorpecidamente bem, ainda que um pouco aborrecido. Não quero aborrecer-me mais e nem entendiar-me hoje! O sábado precede o domingo, o melhor dia da semana. Na verdade é a melhor noite. Sábado para domingo. Corro o risco de ser julgado tolo e o juízo pode ser verdadeiro algumas vezes – e há quem diga, sempre. É que acredito piamente no ser humano embora tenha tantas dúvidas sobre mim. A tolice anestesia certas dores. Por que levar tudo tão a sério? As vezes levo… Mas na maior parte do tempo eu rio de tudo, inclusive de mim… Não tenho certezas absolutas, tenho de absoluto só as muitas dúvidas que carrego. Cultivo-as desde a semente, vejo-as crescer, sorvo e me embrigado com o néctar de seus frutos… não é demência total e nem completa lucidez. Me encanta o descompromisso de flutuar assim no ar rarefeito e improvável do meu quotidiano. Pergunto em voz alta: quem sou eu? O eco não responde, apenas devolve-me a pergunta parecendo não se importar com as respostas… Quero ser, quero estar, quero viver! Quero o sorriso estampado em cada face. Pronto. Esse sou eu! Incrível é que eu gosto disso – de ser assim! Dirão que sou um tolo otimista – tenho que acrescentar: incorrigível, graças a Deus. Nem sei porque comecei meio pra baixo este post. Tudo vai ficar bem! Eu creio, – ou não seria quem eu sou – pode crer!

pensado por Tarciso comente    

dura lex

a turba segue atônita
trovejam aos relâmpagos
a terra vai tremer
e a pátria vai sofrer
a ação dos vendavais

dos vândalos vampiros
e párias do poder
quem sabe 3 poderes
dos plenipotenciários
ao conto dos vigários

caminha a massa crédula
incrédulos ao ver
os sons semi-abafados
das mais de 30 moedas
desta nação traída

as togas vão se honrar?
cadeias transbordar?
dura lex sed lex
ou será sed latex?!
só o tempo vai dizer…

pensado por Tarciso comente    

sob a inspiração do cinema

a alegria vem das coisas pequenas
coisas pequenas são sementes
e elas podem germinar
em pessoinhas carentes
mas cheias de amor pra dar

quando assisti o filme
About Schmidt, de Alexander Payne
protagonizado por Jack Nicholson
me sensibilizei com a idéia
de apadrinhar uma criança

um ser desconhecido no início
depois se lhe aprende o nome
o gênero e o sobrenome
e as tantas carências

foi assim que conheci o garoto
seu nome: Manoel
nordestininho, pequenininho
e já enfrentando a vida bravamente

e descobri a visão mundial
e a imensidão de crianças carentes
que precisam de apadrinhamento
e suporte afetivo-financeiro em suas vidas

já que falham os governos
não se omita a sociedade
quem tem pão à saciedade
e vê tanta gente sem ter…

aderi…
adira você também, se puder!


pensado por Tarciso comente    

Dia Nacional de Luto


Visite o site criado para este manifesto e
participe também desta ação cívica de protesto

pensado por Tarciso comente    

amanhã: dia de luto nacional

não há como assistir impávido
a sanha predatória
das aves de rapina nacionais
o desencanto é um tipo de frio
intenso e particular
que enrijece os músculos
e desvanece em sangue
resseca a alma
destrói a calma
impede a cama e o descanso
explode em rancor universal
nem adiantam as cobertas
repele o gozo e as carícias
o afeto se transforma em desdém
o trato é desprezível
e faz sentir menor que nada
é o frio de gente
envolta em calotas glaciais
olhares fuzilantes
desalmados
vivimortos
é o céu da pátria
repleto de abutres matinais

PS. não deixem de participar, amanhã do dia de luto nacional.
Use a tarja negra no seu blog e visite o site criado especialmente para isto.
Amanhã postarei a tarja que será támbém um link para a página onde se poderá aderir e comentar o manifesto dirigido ao presidente Lula. Antecipo o link para a página do protesto:

Carta ao Presidente Lula

pensado por Tarciso comente    

nostalgia

traído pelos sentimentos
fui envolvido pela música suave
vi a melancolia se mesclando
no vendaval dos pensamentos
de repente a sede de um abraço
materna voz longinqua em acalanto
faz tanto tempo, tanto tempo
e ainda me ressinto de saudades
às vezes quase morro lentamente
e fujo angustiado das lembranças
que me dominam ternamente
na evocada sinfonia da presença
duma segura e meiga voz ausente

pensado por Tarciso comente