Há muito
bem
por fazer
e
há muito
por fazer
bem…
reflexos
não se façam perguntas
que sejam orfãs de respostas
pois crédulos não creem
incrédulos professam
nesta vida e não na outra
tudo pode mudar
e quiçá deva
hajam ou não argumentos
me apraz tirar as cascas
ainda que isso torne vulnerável
as íntimas camadas de mim
não sou ninguém pois sou alguém
e não sou nada embora seja pouco
não temo ser taxado louco
quem não o é?!
e tenho muita fé
no ser humano mais intenso
na vida que é bela
e em mim que sou reflexo
imperfeito, tênue complexo
do eterno “EU SOU” que é!…
mar revolto
desfaz o nó da gravata
e solta os laços da mente
nem precisa sair do seu lugar
descalço quer pisar a areia
molhando os pés de espumas
que o sussurro insinuante do mar
arranhe a ambos os ouvidos
e desperte a volúpia dos sentidos
provoquem odores inquietantes
ao movimento de musas morenas
em trajes provocantes
mas seu olhar avança mar adentro
em busca dos golfinhos
cachalotes, orcas e sereias
o sangue estanca em suas veias
seus pensamentos são gemidos
desmaia ou adormece desvalido
desperta em meio a madrugada
lança o olhar perdido ao universo
ninguém por perto
grita por socorro na alvorada
tremendamente só
no mundo totalmente abandonado
então a mão amiga o sacode
e acorda de verdade
liberto dos delírios gotejados
efeito bumerangue
as lojas de conveniência se espalham
em franquias comerciais
que as pessoas adoram
porque lhes é conveniente
passear nos shoppings
e ver a própria imagem nos espelhos
ao lado de produtos sofisticados
em consumismo barato e disparado
às vezes isto custa caro
e neste imenso disparate
pode até faltar o que comer
mas nunca créditos no celular
pessoas no meio da multidão
já nem percebem as demais
as mais próximas
as iguais
e sonham sonhos marginais
de ser o que nunca serão
projetando em fantasias irreais
os bumerangues da desilusão
desnudando devagar
Há certos dias que nos damos conta das embalagens que nos aconchegam. Sejam as paredes da casa, as cobertas bagunçadas ou a roupa que nos recobre a pele. Dias de entorpecimento e lentidão dos pensamentos. Hoje é um destes dias para mim. Lá fora está bastante frio e eu me refugio no calor doméstico. Tento estabelecer contatos mas tudo não passa de monólogos casuais. As pessoas não estão ouvindo umas às outras. Falamos todos ao mesmo tempo e somente ouvimos a nós mesmos. Sinto que está tudo bem e ao mesmo tempo parece que nada vai bem… Algumas pessoas que importam passam por provações, privações e a impotência exerce sobre nós o seu poder. Não há muito o que fazer. Tentamos. Desistimos e ainda corremos o risco de afastá-las em nossas tentativas atabalhoadas de ajudar… Deixamo-las ainda mais sofridas e solitárias. Solidários e calados nós ficamos. Não há, definitivamente, muito por fazer… Não quero correr o risco de sentir-me culpado por estar entorpecidamente bem, ainda que um pouco aborrecido. Não quero aborrecer-me mais e nem entendiar-me hoje! O sábado precede o domingo, o melhor dia da semana. Na verdade é a melhor noite. Sábado para domingo. Corro o risco de ser julgado tolo e o juízo pode ser verdadeiro algumas vezes – e há quem diga, sempre. É que acredito piamente no ser humano embora tenha tantas dúvidas sobre mim. A tolice anestesia certas dores. Por que levar tudo tão a sério? As vezes levo… Mas na maior parte do tempo eu rio de tudo, inclusive de mim… Não tenho certezas absolutas, tenho de absoluto só as muitas dúvidas que carrego. Cultivo-as desde a semente, vejo-as crescer, sorvo e me embrigado com o néctar de seus frutos… não é demência total e nem completa lucidez. Me encanta o descompromisso de flutuar assim no ar rarefeito e improvável do meu quotidiano. Pergunto em voz alta: quem sou eu? O eco não responde, apenas devolve-me a pergunta parecendo não se importar com as respostas… Quero ser, quero estar, quero viver! Quero o sorriso estampado em cada face. Pronto. Esse sou eu! Incrível é que eu gosto disso – de ser assim! Dirão que sou um tolo otimista – tenho que acrescentar: incorrigível, graças a Deus. Nem sei porque comecei meio pra baixo este post. Tudo vai ficar bem! Eu creio, – ou não seria quem eu sou – pode crer!
dura lex
a turba segue atônita
trovejam aos relâmpagos
a terra vai tremer
e a pátria vai sofrer
a ação dos vendavais
dos vândalos vampiros
e párias do poder
quem sabe 3 poderes
dos plenipotenciários
ao conto dos vigários
caminha a massa crédula
incrédulos ao ver
os sons semi-abafados
das mais de 30 moedas
desta nação traída
as togas vão se honrar?
cadeias transbordar?
dura lex sed lex
ou será sed latex?!
só o tempo vai dizer…
sob a inspiração do cinema
a alegria vem das coisas pequenas
coisas pequenas são sementes
e elas podem germinar
em pessoinhas carentes
mas cheias de amor pra dar
quando assisti o filme
About Schmidt, de Alexander Payne
protagonizado por Jack Nicholson
me sensibilizei com a idéia
de apadrinhar uma criança
um ser desconhecido no início
depois se lhe aprende o nome
o gênero e o sobrenome
e as tantas carências
foi assim que conheci o garoto
seu nome: Manoel
nordestininho, pequenininho
e já enfrentando a vida bravamente
e descobri a visão mundial
e a imensidão de crianças carentes
que precisam de apadrinhamento
e suporte afetivo-financeiro em suas vidas
já que falham os governos
não se omita a sociedade
quem tem pão à saciedade
e vê tanta gente sem ter…
aderi…
adira você também, se puder!

amanhã: dia de luto nacional
não há como assistir impávido
a sanha predatória
das aves de rapina nacionais
o desencanto é um tipo de frio
intenso e particular
que enrijece os músculos
e desvanece em sangue
resseca a alma
destrói a calma
impede a cama e o descanso
explode em rancor universal
nem adiantam as cobertas
repele o gozo e as carícias
o afeto se transforma em desdém
o trato é desprezível
e faz sentir menor que nada
é o frio de gente
envolta em calotas glaciais
olhares fuzilantes
desalmados
vivimortos
é o céu da pátria
repleto de abutres matinais
PS. não deixem de participar, amanhã do dia de luto nacional.
Use a tarja negra no seu blog e visite o site criado especialmente para isto.
Amanhã postarei a tarja que será támbém um link para a página onde se poderá aderir e comentar o manifesto dirigido ao presidente Lula. Antecipo o link para a página do protesto:
nostalgia
traído pelos sentimentos
fui envolvido pela música suave
vi a melancolia se mesclando
no vendaval dos pensamentos
de repente a sede de um abraço
materna voz longinqua em acalanto
faz tanto tempo, tanto tempo
e ainda me ressinto de saudades
às vezes quase morro lentamente
e fujo angustiado das lembranças
que me dominam ternamente
na evocada sinfonia da presença
duma segura e meiga voz ausente
-
Meta
memória
- janeiro 2014
- novembro 2013
- março 2013
- janeiro 2013
- dezembro 2012
- novembro 2012
- outubro 2012
- setembro 2012
- agosto 2012
- julho 2012
- junho 2012
- abril 2012
- fevereiro 2012
- dezembro 2011
- novembro 2011
- outubro 2011
- agosto 2011
- junho 2011
- maio 2011
- abril 2011
- março 2011
- fevereiro 2011
- janeiro 2011
- dezembro 2010
- novembro 2010
- outubro 2010
- setembro 2010
- agosto 2010
- julho 2010
- junho 2010
- maio 2010
- fevereiro 2010
- janeiro 2010
- dezembro 2009
- outubro 2009
- setembro 2009
- agosto 2009
- julho 2009
- junho 2009
- maio 2009
- abril 2009
- março 2009
- fevereiro 2009
- janeiro 2009
- dezembro 2008
- novembro 2008
- outubro 2008
- setembro 2008
- agosto 2008
- julho 2008
- junho 2008
- maio 2008
- abril 2008
- março 2008
- fevereiro 2008
- janeiro 2008
- dezembro 2007
- novembro 2007
- outubro 2007
- setembro 2007
- agosto 2007
- julho 2007
- junho 2007
- maio 2007
- abril 2007
- março 2007
- fevereiro 2007
- janeiro 2007
- dezembro 2006
- novembro 2006
- outubro 2006
- setembro 2006
- agosto 2006
- julho 2006
- junho 2006
- maio 2006
- abril 2006
- março 2006
- fevereiro 2006
- janeiro 2006
- dezembro 2005
- novembro 2005
- outubro 2005
- setembro 2005
- agosto 2005
- julho 2005
- junho 2005
- maio 2005
- abril 2005
- março 2005
- fevereiro 2005
- janeiro 2005
